O que é ciência?
Segundo o livro “O que é ciência”, todas as pessoas conhecem certos fatos, mesmo sem ter os estudado, esse conhecimento está diretamente relacionado ao senso comum. O senso comum é composto por dados imediatos e conhecimentos avulsos.
“Um copo de cristal quebra, quando submetido a um forte golpe.” Pág. 11
“Uma pessoa, em contato com um cabo de aço ligado a uma fonte de alta tensão, morre.” Pág. 11
No entanto, uma mesma situação pode ser explicada por meio do conhecimento cientifico, que é baseado em experiências e procura explicações mais claras e exatas. A grande diferença está na maneira de obter, comprovar e transmitir esse conhecimento.
A ciência é muito abrangente e tem diversos significados, pode ser entendida como religião, arte, literatura, atividade científica em geral ou ainda como conhecimento científico. Há diversos campos de atuação em que se faz presente, o que levou a uma primeira divisão entre elas, que são as naturais e as humanas. Apesar das áreas de atuação serem diferentes, elas podem precisar uma da outra. As ciências naturais são as ciências dos fatos da natureza, do mundo físico, químico, biológico, etc. Já as ciências humanas analisam e estudam fenômenos relativos ao homem, como a história, a psicologia, a lingüística, a economia, entre outras.
A matemática é crítica, metódica e sistemática, sem seu apoio seria impossível desenvolver a maior parte das ciências, como ela não liga fatos naturais nem sociais, foi criada uma divisão quase universal: as ciências abstratas (matemática e lógica) que lidam com coisas que não são concretas, ou seja, não trabalham com fatos e sim com ideias, e as factuais (naturais e humanas) cujo objetivo são fatos ou situações reais, utilizando como forma de justificativa de suas afirmações às experiências e observações. É notório que há distinções entre as ciências naturais e as humanas, mas em outros aspectos,