O que é cientifico?
RESUMO
Rubem Alves é teólogo, educador e escritor brasileiro, nasceu no dia 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, sul de Minas Gerais, naquele tempo chamado de Dores da Boa Esperança, foi bem sucedido no estudo de teologia e iniciou sua carreira dentro de sua igreja como pastor. Rubem casou-se e teve três filhos. Estudou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas (SP), tendo se transferido para Lavras (MG), foi Mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary, Doutor em Filosofia (Ph.D.) pelo Princeton Theological Seminary (EUA), foi professor Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), torna-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise, é autor prolífico de livros sobre filosofia, teologia e estórias infantis fez inúmeras obras, como: O retorno eterno, A pipa e a flor, Filosofia da Ciência, O enigma da religião entre outros. Rubens dividiu o livro em oito capítulos e cada um traz uma nova analogia facilitando o entendimento, o livro consiste em definir o termo científico utilizando aparato de contos, parábolas, citações e histórias, através desse recurso auxilia o leitor a identificar o significado da obra. “À medida que dá conhecimento de um lado, ela retira conhecimento do outro.” Descreve o autor, que só é reconhecido como científico, se for produzido por método aceito por uma comunidade de pesquisadores. No entanto o conhecimento não está somente em uma linha de raciocínio, é algo amplo e constantemente está em transformação, pois o que é certo hoje pode não ser amanhã.
1. REDES E PEIXES
CITAÇÕES
“Com imagens eu construo histórias. [...] Era uma vez uma aldeia às margens do rio. [...] O rio era morada de muitos seres misteriosos”. (p.14).
“Os moradores da aldeia. [...] nunca haviam conseguido capturar uma única criatura. [...] todas as suas magias, encantações, filosofia e religiões haviam sido inúteis”. (p.15).
“Até que um dos aldeões pensou um objeto