O que é cidade?
Quando, ao decidir escrever o livro me perguntei o que é cidade, a primeira imagem que me veio à cabeça foi a São Paulo, a metrópole que se perde de vista. Pensei na intensidade de São Paulo, feita de movimento incessante de gente e máquinas, do calor dos encontros, da violência dos conflitos. Milhares de habitantes. Pensando assim que Raquel Ronilk começou escrever seu livro. Em pensar que tudo começou na idade média com cidades amuralhadas e protegidas por seus governantes. Nestas cidades ainda não existiam máquinas, poluições, rodovias, edifícios e falta de espaço urbano.
Resenha DO LIVRO: O que é cidade
A Cidade é uma obra coletiva que desafia a natureza. É na cidade também que se localizaram os templos, onde moram os deuses capazes de garantir o domínio sobre território e a possibilidade de gestão de vida coletiva. O registro da cidade é a escrita, materialização da sua própria história. O livro é uma forma de refletir a respeito à natureza, origem e transformação da cidade.
Cidade como Roma, Babilônia e Jerusalém eram cidades amuralhadas, de limites precisos. Hoje estamos sempre dentro das cidades predominado por um conjunto de prédios, periferias, distritos industriais e estradas transformando em urbana a sociedade como um todo.
A cidade é como um ímã, que atrai e concentra os homens antes de se tornar um espaço de moradia. Os zigurates foram os primeiros templos a aparecer na planície da Mesopotâmia.
O mito de Babel expressa à luta do homem por se espaço vital, no momento de sedentarização.
É através da escrita que se registra a acumulação das riquezas, de conhecimentos de cidades mortas e de cidades vivas, exemplo Machu Picchu e Ouro Preto.
Em toda cidade há uma autoridade político-administrativa, sua primeira forma, na história da cidade é a realeza. E sua forma de mostrar o poder era a guerra.
As origem das cidades se confunde com a origem dos binômio cidade/poder , mas o certo é