o que é cidade
“O que é cidade” (Raquel Rolnik, editora brasiliense), traz um conjunto de ideias sobre as definições de cidade, suas origens e transformações. Para pessoas do século XXI, ao falar sobre cidade imediatamente imaginam os grandes centros urbanos, as metrópoles, compostas por trânsitos e pelo grande fluxo de pessoas.
Entretanto, comparando as cidades atuais com antigamente não é possível ter essa definição exata, pois o espaço urbano vive em constante transformação. Inicialmente, na época do feudalismo, as cidades eram baseadas na agricultura e totalmente muradas. Contudo, hoje em dia elas buscam, a todo custo, crescimento, ocorrendo a busca nas zonas rurais ainda existentes, demonstrando, assim, a predominância da cidade sobre o campo.
Desta forma, a população rural visando obter condições de vida melhor começa a migrar para as cidades, em busca de trabalho, moradia, melhor salário, como o autor cita: "a cidade como um ímã", ou seja, tudo que é melhor atrai. Com muita mão de obra, empresas vão crescendo, comércio vai aumentando e também ocorre um desenvolvimento das indústrias.
Como tudo tem sua história, na arquitetura não foi diferente. Desde o início ela caracteriza-se por assumir diferentes formas e funções, de acordo com a época. Ela se expressa através de vários métodos, quando utiliza-se dos desenhos e dos tijolos, da mesma maneira que ocorre na escrita, quando todo o sentimento da pessoa é passado através de palavras para o papel.
Na arquitetura também ocorre outro fator relevante, a capacidade de ficar na memória, diferentemente da lembrança que se dispersa com a morte . Isto ocorre devido ao fato das edificações fazerem parte da história da cidade, elas marcam cenas importantes, são cartões postais e mesmo com a morte dos seus arquitetos, projetistas, elas sempre serão recordadas.
O mundo atual possui uma necessidade de organização da vida pública tanto quanto antigamente. O fato de viver em