O que é cidade raquel rolnik (resenha)
A cidade se implanta quando a produção é excedente, e assim há uma possibilidade de existência da cidade fazendo com que seus moradores sejam consumidores e não produtores agrícolas e assim começa existir o comercio de troca de produtos e mão de obra. Hoje em dia nas cidades cada individuo tem sua função seja produtor, administrador, vendedor, enfim são infinitas suas especificações profissionais para poder suprir a demanda.
É a partir de certo momento da historia que as cidades passam a se organizar em função do mercado, gerando uma estrutura urbana que organiza seu espaço interno e atrai grandes populações para a cidade, geralmente em busca de melhores condições financeiras e melhores condições de vida.
Nas cidades modernas estão bastantes presentes os semáforos, faixas para pedestres, filas para pegar o ônibus, impostos urbanos e etc. Isso tudo é um reflexo da quantidade de moradores da cidade, em qualquer cidade sempre haverá uma área publica de vida coletiva, por exemplo, uma praça que é de todo mundo, mas não é de ninguém.
Nas grandes cidades hoje, identificamos territórios diferentes: ali é o bairro das mansões, acolá o de negócios, adiante o boêmio onde rola vida noturna, mais a frente o distrito industrial, ou ainda o bairro proletário. Diferente das cidades medievais onde não havia segregação entre os locais de moradia e trabalho. A oficina do artesão é a sua moradia e ao mesmo tempo é a residência dos aprendizes também. Além de ser local de produção e habitação, é na oficina que se vende o produto de trabalho.
O preço do espaço urbano é estabelecido em função de atributos físicos como