O que é capitalismo
Trabalho de Economia
Resenha sobre o livro: O que é Capitalismo, de Afrânio Mendes Catani.
Na obra ‘O que é capitalismo’, Afrânio Catani trata sobre as duas abordagens mais importantes do capitalismo; a culturalista, de Weber, e a histórica, de Marx. O livro é simples, mas ao mesmo tempo detém informações essenciais para se entender a história do surgimento e desenvolvimento do capitalismo.
O autor trabalha inicialmente a análise weberiana, onde este pensador começa fazendo uma comparação entre as diversas sociedades ocidentais, local de origem do capitalismo, e as sociedades orientais, onde nenhum sistema econômico parecido havia se desenvolvido, e insere também os termos “impulso para o ganho” e “ânsia de lucro”. Para Max Weber, o capitalismo existe onde quer que se realize a satisfação das necessidades de um grupo humano, com caráter lucrativo e por meio de empresa.
Posteriormente, ao buscar os preceitos éticos e aspectos fundamentais do sistema que constitui a base do capitalismo, ou seja, seu ‘espírito’ (termo citado no livro), Weber encontra íntima relação com o protestantismo, principalmente no Calvinismo, que valoriza o espírito trabalhador e o considera como meio de salvação do homem. O calvinismo, além de valorizar o trabalho, valoriza a riqueza criada por esse trabalho e despreza o prazer e o gozo, defendendo que nem mesmo um minuto deveria ser perdido nestas duas atividades. A partir daí, é possível notar, sob as concepções de Weber, estreitas relações existentes entre os ideais religiosos calvinistas e as aspirações mundanas do capitalismo.
Após a abordagem sobre Weber, Catani parte para a análise da corrente marxista, na qual se detalha mais. Para Marx, a base de cada sociedade humana é o processo de trabalho, seres humanos cooperando entre si para satisfazer suas necessidades. O produto do trabalho deve responder a algumas necessidades humanas. Deve, em outras palavras, ser útil. Marx