O que é capitalismo
Professora Regente Rosimeire
Estagiária Flaviana Coimbra
Aula do dia 03/06/2011
O que é Capitalismo?
Sistema econômico que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada. Com fins lucrativos. Acúmulo de riqueza.
Foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas(Karl Marx e Proudhon Sombart) no final do século XIX inicio do século XX para identificar o sistema politico e econômico existentes nas sociedades. Tornou-se dominante depois da queda do feudalismo.
O capitalismo é um sistema de mercado baseado em vários princípios como: * Propriedade privada dos meios de produção. As pessoas, individualmente ou reunidas em sociedade, são donas dos meios de produção. * A transformação das forças de trabalho em mercadoria. Quem não é dono dos meios de produção é obrigado a trabalhar em troca de um salário. * A acumulação do capital. Em princípio, o dono do capital quer produzir pelo menor custo e vender pelo maior preço possível. O lucro é a diferença entre o custo de produção e o preço de venda do produto. Para diminuir os custos, procura pagar o mínimo possível pelas matérias-primas, salários e outros meios de produção.
Capitalismo Comercial
No século XV, o comércio já era a principal atividade econômica da Europa. Os comerciantes, ou a classe burguesa, já tinham acumulado grandes capitais realizando o comércio com a África e a Ásia, através do mar Mediterrâneo. O capital tornou-se a principal fonte de riqueza, substituindo a terra, do período feudal. O capital podia ser acumulado ou obtido: por meio da ampliação cada vez maior do comércio; por meio da exploração do ouro e da prata. A expansão do comércio gerou a necessidade de se aumentar a produção, principalmente a artesanal. Os artesãos mais ricos começaram a comprar as oficinas dos artesãos mais pobres. Estes se transformaram, então, em trabalhadores assalariados, e o número de empregados nas oficinas foi aumentando.
A fase de acumulação do