o que é bullying?
Se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
Quais as maneiras que o bullying é praticado?
O Bullying é praticado de diversas maneiras ,como: física: empurrar, socar, chutar, beliscar, bater; pode ser: verbal: apelidar, xingar, insultar, zoar; material: destroçar, estragar, furtar, roubar; moral: difamar, disseminar rumores, caluniar; psicológica: ignorar, excluir, isolar, perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, tiranizar, chantagear, manipular, ameaçar, discriminar, ridicularizar; sexual: assediar, induzir e/ou abusar; e virtual: divulgar imagens, criar comunidades, enviar mensagens, invadir a privacidade.
Locais onde pode ocorrer o bullying?
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer lugar, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Estão inclusos no bullying os apelidos criados para humilhar os colegas.Também ocorre na internet (Cyberbullying), veiculado principalmente na rede mundial de computadores e celulares.
Quais são as consequências?
A vítima de Bullying apresenta características marcadas por diversos fatores. Os mais comuns são: não ter vontade de ir à escola; apresentar baixo rendimento escolar; aparecer com marcas de agressão física ou material. aparenta estar triste, deprimida, ansiosa ou aflita; isola-se dos amigos e da família; agressividade baixa auto-estima.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive,