O que é brinquedoteca.
Segundo Cunha (1992), a brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente especialmente lúdico. É também um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela expressividade da decoração porque a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis. Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira. Morais (1999, p. 31) define: "Brinquedoteca é um espaço criado para favorecer o brincar. Como um local de descobertas, estimulação e criatividade, independente do tipo, objetiva a resgatar o lúdico e a ludicidade infantil.
É um espaço criado para proporcionar estímulos para que a criança brinque livremente." Para Winnicott (1975; 1982), o brincar é sempre terapêutico e saudável, sendo uma maneira de descarregar a agressividade e reconhecer o mundo. Além de ser uma forma de comunicação em psicoterapia, a atividade lúdica conduz a relacionamentos grupais, facilitando o desenvolvimento e, portanto, a saúde infantil. O brincar se estabelece no que Winnicott chamou de espaço potencial, no qual a criança pode ser criativa, espontânea e sentir-se segura.
Segundo Winnicott (1992 p. 163) "o brinquedo é, por excelência, o meio de auto-expressão da criança e tem para ela, o mesmo sentido que a palavra tem para o adulto", trazendo-lhe prazer e permitindo que domine angústias.
O brincar, conforme o caso, pode ter um efeito terapêutico e auxiliar na superação de dificuldades e conflitos emocionais, intelectuais e sociais da criança, pois dá-se a ela, numa situação especial, como é a da internação hospitalar, um espaço e um tempo para que possa preencher com suas fantasias, experimentar seus limites de tolerância, e encontrar e desenvolver estratégias de enfrentamento ao sofrimento, à dor e à