O que é amplitude térmica?
Era um curso de Técnico em Meio Ambiente. Eu tinha que dar aulas sobre a atmosfera, explicar aos alunos o que eles precisavam saber sobre importante compartimento do Sistema Terra. Em uma das aulas, um aluno mais atrevidinho disse:
-É muito fácil ser meteorologista.
Fiquei surpresa com a afirmação e perguntei:
- Por que?
- Bom, porque é fácil fazer a previsão do tempo. Quando vocês dizem que a temperatura vai ficar entre 10°C e 30°C, por exemplo. Assim até eu acerto a temperatura. È só ‘chutar’ um valor bem baixo e outro bem alto.
A sala começou a se manifestar. Como o aluno em questão era bem popular, teve muitos votos a favor. Foi quando fiz a pergunta:
- E por que você está carregando essa blusa com você?
Ele respondeu:
- Porque estava frio de manhã.
- E agora ainda está?
- Não…
E o aluno foi se afundando na cadeira. Ok, apenas metaforicamente.
Amplitude térmica é a diferença entre a maior e a menor temperatura do dia. Quando a amplitude térmica é alta, significa que a diferença entre temperatura mínima e temperatura máxima foi muito grande. Como conseguimos prever com bastante eficiência a maior e a menor temperatura do dia, é possível também prever a amplitude térmica.
Dias de elevada amplitude térmica (como o dia que meu aluno fez a pergunta) são aqueles dias em que saímos pela manhã completamente ‘empacotados’. Quem trabalha em horário comercial e almoça por volta do meio dia ou um pouco depois, já experimentou a sensação de ter que deixar todos os casacos no escritório, porque eles não são mais necessários em um dia que esquentou suficientemente.
Sabe aqueles dias com pouca ou nenhuma nebulosidade? São os dias com maior amplitude térmica. São dias com madrugada extremamente fria e início de tarde bem quente. Já dias bem nublados são dias