o que é agronegócio?
Há variantes, como por exemplo, a agropecuária, que no Brasil é como se chama a utilização econômica do solo para a criação de animais, sejam ele, gado, suínos ou caprinos.
Todos os negócios relacionados à agricultura e à pecuária são chamados de agronegócio, que é uma variação da expressão em inglês “agrobusiness”.
Há uma divisão entre os setores envolvidos no agronegócio: os produtores rurais (que podem ser pequenos, médios ou grandes, pessoas físicas ou jurídicas), os representantes da indústria e do comércio (fabricantes de fertilizantes, por exemplo) e por fim, os agentes que cuidam do transporte e da venda dos produtos agrícolas (frigoríficos, indústria têxtil, supermercados, etc.).
Há todo um ciclo que representa bem o funcionamento do agronegócio em todos os seus estágios. Esse ciclo se inicia nos insumos, passa pela produção, chega ao processamento, atinge a distribuição e culmina no cliente final.
Dentre os principais produtos produzidos pelas diversas modalidades do agronegócio, estão os alimentos (grãos, cereais, legumes, verduras, frutas e animais de corte), os biocombustíveis, os produtos têxteis (tecidos para artigos de cama, mesa e banho, para decoração e para a fabricação de calçados) e a madeira (matéria-prima para a celulose e outras matérias-primas para indústria de móveis, da construção civil e para obtenção de lenha como forma de combustível).
Dentro dos principais produtos produzidos, destacam-se o gado bovino, o algodão, a lã, o leite e os grãos. Muitos desses produtos sendo inclusive exportados para outros países com grande sucesso, como é o caso do algodão e da carne bovina.
Apesar de ser uma modalidade econômica que cresce de modo rápido, o crescimento do agronegócio nem sempre é sustentável e por este motivo essa modalidade tem sido alvo de criticas, especialmente por parte de grupos