O que é administração?
A palavra ''administração'' tem sua origem no latim, ad que significa direção ou tendência para e minister é subordinação ou obediência, afirma Chiavenato (2006, p.2) a administração iniciou no século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor sua preocupação original foi eliminar os desperdícios e as perdas sofridas pelas indústrias e elevar a produtividade pela aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial (p.33). Nos dias atuais, a administração é a ferramenta, a função ou instrumento que torna as organizações capazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento.
Administração é o processo de realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objetivos, e são importantes em todas as escalas de aplicações de recursos empresariais e organizacionais, destaca-se no estudo da administração os impactos sobre desempenhos das organizações (produtividade), a forma de administrar a organização que a torna capaz de atingir seus objetivos.
Administração também pode ser chamada de gerenciamento ou gestão de empresas, em que se aplicam instituições, ou seja, agrupamentos de pessoas em um ambiente físico ou não, voltadas ao objetivo comum, sucesso da organização ou empresa.
Destaca-se ainda, Fayol, segundo Chiavenato (2010, p.11) o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar – POCCC. Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem na Teoria da Administração um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e agora são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que atualmente chama-se apenas Dirigir (Liderança) (p.12).
Atualmente, as principais competências administrativas abordadas por Chiavenato (2010, p.69) são:
• Conhecimento (que é o saber), o administrador deve ter a