O Que S O Ze Litas
O termo zeólitas inclui um grande numero de minerais naturais e sintéticos, com características estruturais em comum. Zeólitas são aluminossilicato hidratados de metais alcalinos ou alcalinos terrosos pertencentes à família dos tectossilicatos, cujo arranjo estrutural é composto por um esqueleto formado pela combinação tridimensional de tetraedros de AlO4 e SiO4, unidos entre si através de átomos de oxigênio. Os átomos de Si e de Al encontram-se no centro do tetraedro, a armação estrutural inclui cavidades ocupadas por cátions de tamanho relativamente grande e moléculas de água, ambos tendo considerável liberdade de movimento, permitindo troca iônica e desidratação reversível.
Segundo o Subcommittee on Zeolites of the International Mineralogical Association define por zeólita toda substancia cristalina com estrutura caracterizada pela presença de tetraedros interligados, cada um consistindo de quatro átomos de oxigênio envolvendo um cátion. Essa estrutura contem cavidades e canais, normalmente ocupados por moléculas de água e cátions trocáveis. Dessa forma, partindo de uma definição mais ampla, compostos cuja organização molecular possua estrutura contendo outros átomos, tais como, Be, Ga, Ge e P, e não somente Si e Al, em coordenação tetraédrica, podem também ser classificados como zeólitas.
2. O QUE ELAS APRESENTAM DE DIFERENTE EM SUA ESTRUTURA EM RELAÇÃO A OUTROS TIPOS DE MATERIAL?
Uma das características das zeólitas é a uniformidade do tamanho de seus poros em função do seu alto grau de cristalinidade. Os materiais adsorventes ou trocadores de íons naturais, normalmente empregados, são sólidos amorfos, possuindo uma estrutura caótica e com poros de diâmetro variável, como por exemplo, a alumina, o carvão ativo e a sílica gel, que possuem poros de diâmetros pequenos (20-30 Å) e grandes (500-1500 Å). Esta propriedade resulta em uma maior seletividade em relação ao tamanho da zeólita em comparação com outros materiais disponíveis