O Que S O As Gorduras Trans
As gorduras trans são um tipo de gordura naturalmente presente em pequenas quantidades em alguns alimentos, como os lacticínios e a carne. No entanto, a maioria das gorduras trans é formada através do processo de hidrogenação. As gorduras trans podem ser encontradas principalmente em alimentos processados tais como margarinas, bolachas, cereais e pães, bolos, doces, batatas fritas e manteiga de amendoim.
O processo de hidrogenação ou hidrogenação parcial acontece quando os fabricantes de alimentos adicionam, artificialmente, hidrogênio em gorduras insaturadas, transformando-as em gordura trans. Esse processo visa diminuir a sensibilidade do alimento ao calor, proporcionar maior estabilidade aos alimentos e melhorar o seu sabor e textura. Como consequência, o prazo de validade do alimento é aumentado. É graças a esse processo que as gorduras líquidas (ex: margarina) se mantêm sólidas à temperatura ambiente.
O problema da hidrogenação
A hidrogenação é, obviamente, benéfica para a indústria da alimentação, pois melhora o sabor dos alimentos, aumenta a sua capacidade de se manter fresco e diminui o custo do produto (a gordura trans é mais barata do que outros tipos de gorduras). Ninguém está interessado em produzir bolachas caras com poucos dias de validade!
O problema é que a pesquisa científica descobriu que as gorduras trans têm ações adversas sobre o perfil lipídico (aumento das partículas densas de LDL, o chamado colesterol “mau”), os marcadores inflamatórios e a função endotelial [*1], [*2]. Esses fatores podem resultar, eventualmente, em doenças cardíacas. É, por isso, importante evitar consumir alimentos ricos nesse tipo de gordura.
Existe uma quantidade diária recomendada para as gorduras trans?
Não existe um consumo diário recomendado de gorduras trans. A eliminação total de gorduras trans da dieta seria difícil, uma vez que ela está naturalmente presente em alguns alimentos, ainda que em pequenas quantidades. No entanto,