o que o renascimento urbano e comercial favoreceu
O renascimento comercial foi acompanhado pelo desenvolvimento urbano. Como conseqüência disso, surgiu, na Europa medieval, uma nova classe social a burguesia.
o Renascimento, foi um movimento cultural que estabeleceu a transição do mundo medieval para o moderno, definindo os seus aspectos fundamentais:
A. Regresso à natureza - Substituição da concepção teocêntrica pela antropocêntrica. O homem deixa de pensar o universo em função de Deus, tornando-se senhor do seu destino, enquanto a natureza por ele contemplada surge como um ente divinizado.
B. Imitação Clássica - Retorno à cultura e civilização clássicas, o que favorece o estudo do grego e do latim, a recuperação do Direito Romano na jurisprudência, o triunfo do "dolce stile nuovo" na literatura, a preferência pelas formas arquitectónicas e decorativas greco-romanas na arte, etc.
C. Individualismo
- Colocado no centro do mundo, o homem sente-se orgulhoso das suas capacidades intelectuais e tende a valorizar o espírito de iniciativa de cada indivíduo.
CONCLUSAO:O Renascimento nasceu na Itália e se espalhou por toda Europa Ocidental e Central. Marcou o início da Idade Moderna, surgindo como um movimento de renovação que atingiu a Filosofia, Artes e as Ciências.
Nesse período, diferente da era medieval onde predominava o teocentrismo (Deus como centro do universo), na idade moderna o que surgia com bastante força era a concepção antropocêntrica (o homem no centro do universo, o entendimento humano ganham imenso valor), a natureza passa a ser fundamento essencial para esse analise de compreensão do mundo, com fundamentos na cultura