O QUE O ESTADO FAZ
O QUE O ESTADO FAZ
BRUNO FERREIRA
DEBORAH SAPPLER
DENIVAN MIRANDA
JORGE ASSIS
LEONARDO MARQUES
RUAN LIMA
SALVADOR
2011
BRUNO FERREIRA
DEBORAH SAPPLER
DENIVAN MIRANDA
JORGE ASSIS
LEONARDO MARQUES
RUAN LIMA
O QUE O ESTADO FAZ
Trabalho elaborado para obtenção de nota na matéria Ciência Política e Teoria do Estado ministrada pela Profª Bianca Helena dos Santos.
SALVADOR
2011
Questionário Ciência Política e Teoria do Estado
1 – Em relação ao capítulo tema da equipe, indique as três principais idéias que o autor traz acerca do assunto principal abordado.
O autor trouxe no texto a evolução dos três poderes do estado, que gerou o que temos hoje como a teoria da separação dos poderes, com suas peculiaridades, ou seja, uma separação inevitavelmente relativa com grande número de pontos de contato, independentes e harmônicos.
Outro ponto importante do texto foi o controle de mercado citando as críticas e os pontos positivos do controle total do estado, do liberalismo econômico e por fim do estado intervencionista.
O terceiro e último ponto de abordagem do texto foi sobre a privatização, que só teve inicio no Brasil a partir de 1990, e segundo estudiosos esta longe de acabar.
2 – Qual o conteúdo da Teoria da Separação dos Poderes, segundo Montesquieu?
A Teoria da Separação dos Poderes (ou da Tripartição dos Poderes do Estado) é a teoria de ciência política desenvolvida por Montesquieu, no livro O Espírito das Leis (1748), que visou moderar o Poder do Estado dividindo-o em funções, e dando competências a órgãos diferentes do Estado. As idéias de Montesquieu partiram principalmente das teses lançadas por John Locke, ainda que implicitamente, cerca de cem anos antes. A idéia da existência de três poderes, outrossim, não era novidade, remontando a Aristóteles, na obra Política. (Quanto a LOCKE ter lançado a idéia dos três poderes, é possível encontrar