O que o colaborador / funcionario espera da empresa
Todo empresário deveria pensar naquilo que os seus colaboradores esperam obter na relação mantida com ele e com a empresa.
Apesar de parecer óbvio tal assertiva, essa questão não é muito clara para os empreendedores.
É preciso desmistificar que o funcionário trabalha só em função do salário que vai receber ao final de cada mês.
A realidade que impera nos dias atuais é outra.
Novos tempos.
Antes, o empregador era o patrão e chamávamos de trabalhador ou de empregado, aos que prestavam seus serviços às empresas.
Hoje, tratamos como colaboradores.
E acho até que essa nomenclatura é bem apropriada, pois são eles que verdadeiramente “colaboram” para a viabilização e sustentação dos negócios.
Portanto, os empreendedores devem repensar no relacionamento a ser mantido como o seu público interno – seus colaboradores.
Podemos destacar pontos que são essenciais e que representam a grande expectativa do funcionário quando ingressa numa empresa.
Merecem destaque: a liderança, senso de justiça e equidade, a transparência, o respeito, o reconhecimento, o aprendizado profissional, a possibilidade de desenvolvimento na carreira, estímulos para que se motive permanentemente, o “feed-back” sobre o seu desempenho.
O colaborador espera que haja uma liderança que conduza o grupo a ações e esforços que promova resultados a favor de todos – empresa, empresário e seus funcionários.
Esperam que o líder seja um facilitador, que os ajude no cumprimento das tarefas, que os estimule para alcançarem os objetivos de todos.
Esperam que o líder seja o grande exemplo a ser seguido.
E esse exemplo passa pela ética, pelo respeito às pessoas, por um tratamento baseado na justiça e na igualdade, sem diferenciar ninguém. Todos são iguais e merecem tratamento igual.
Todos são importantes e merecem participar. Podem opinar; podem sugerir.
Assim, cria-se uma equipe participativa, integrada, envolvida.
E lembre-se: o colaborador quer sentir-se