o que e pedagogia
Trata-se de um Livro curto, mas nem por isso de leitura rápida. Ele depende do
Leitor. Ele visa um leitor que esteja curioso em saber que rumos pode tomar o ensino, na sala de aula, agora, no limiar do século XXI, em uma sociedade que muitos vem admitindo como sendo uma sociedade pós-moderna. Muitos acreditam que os problemas de ensino desapareceriam se todas as escolas tivessem dinheiro para as suas atividades. Este é um livro que acredita nisso, é claro, mas que acredita que sem um estudo das teorias educacionais muito do dinheiro que pudesse ser empregado nas escolas talvez se perdesse. competências .
No capítulo 1: Pedagogia:Utopia, Ciência, Filosofia, é explicado a origem do nome Pedagogo que vem do grego Paidagogo que era como se chamavam os escravos que conduziam os jovens a escola.
Nos tempos atuais a pedagogia temoutras conotações e é baseada no conceito de pedagogia de três filósofos Émile Durkeim, Johann Friedrich Herbart e John Dewey dando a ela a configuração que conhecemos hoje.
Durkhein, que divide aeducação em duas dando à sociologia a função de substituir a filosofia propondo fins para a educação e a psicologia fornecendo à didática.
Herbart, que com outro conceito propõe que a pedagogia é aciência da educação. Dewey que pertence a correte pragmatismo aborda o conceito de que é a filosofia da educação.
Os estudiosos contemporâneos utilizam alguns termos pedagógicos todos baseados nas teoriascitas para definir pedagogia como utopia educacional, ciência da educação e filosofia da educação.