o que e emoção
É a reposta instintiva que temos quando passamos pelas diversas situações de vida. Sem as emoções as pessoas não percebem significado nos acontecimentos.
A emoção nos motiva a agir. Por exemplo, você reclamará de um produto que lhe foi entregue com defeito se sentir um mínimo de indignação e raiva por isso. Você só estudará para um concurso se for capaz de sentir orgulho de suas conquistas.
Raiva, tristeza, medo e alegria fazem parte do grupo de nossas emoções fundamentais mas há uma grande lista de variáveis como por exemplo:
Medo intenso = pavor
Medo insuportável = pânico
Medo leve = apreensão
Medo moderado = preocupação
Medo constante = ansiedade
TIPOS DE EMOÇÕES EMOÇÕES PRIMÁRIAS ou universais – alegria, tristeza, medo, cólera…
Estão presentes em todas as culturas e aparecem muito cedo na vida do ser humano. Assentam numa base inata e o seu aparecimento não depende da aprendizagem.
EMOÇÕES SECUNDÁRIAS ou sociais – vergonha, ciúme, culpa ou orgulho.
Foram construídas sobre as emoções iniciais e implicam o recurso a aprendizagens feitas.
EMOÇÕES DE FUNDO – bem-estar, mal-estar, calma ou tensão.
PERSPECTIVAS SOBRE AS EMOÇÕES
PERSPECTIVA EVOLUTIVA – Darwin
Darwin distingue seis emoções primárias ou universais: a alegria, a tristeza, a surpresa, a cólera, o desgosto e o medo. Todas esta emoções apresentam manifestações fisiológicas : a postura corporal, as expressões faciais, os movimentos… Darwin considera que as emoções desempenham um papel adaptativo fundamental na história da espécie humana, sendo determinantes na nossa capacidade e sobrevivência.
PERSPECTIVAS SOBRE AS EMOÇÕES PERSPECTIVA FISIOLÓGICA – William James As emoções resultam das percepções dos estados corporais e das mudanças orgânicas provocadas por estímulos particulares.. Os estímulos produzem alterações orgânicas que, por sua vez, geram emoções. Esta teoria tem como suporte uma relação entre o corpo e a mente.
PERSPECTIVAS