O que e educação
Introdução
A educação deve ser entendida como uma formação ampla de homem e sociedade que influencia as relações entre seres. Assim, um conjunto de atos, regras e normas, é tido como satisfatório para um determinado grupo. Então se cria um modelo educativo para formar este homem.
O QUE É EDUCAÇÃO
Segundo Carlos Brandão (2007) conclui que: A educação está em todos os lugares e no ensino de todos os saberes. A escola em si não é o único lugar onde ela ocorre e nem muito menos o professor é o único “responsável” a transmitir o conhecimento. No mundo ha diferentes tipos de educação, que atende diferentes necessidades de várias sociedades, cada sociedade tem o seu próprio tipo de educação. Mas como todo tipo de sistema, a educação também tem o seu ponto fraco. O calcanhar de Aquiles da educação são seus próprios agentes, pois com consciência ou não reproduzem ideologias que atendem a grupos isolados da sociedade, é quando podemos perceber como ela reflete na sociedade. Em sociedades tribais ela é comunitária e igualitária, já em nossa sociedade capitalista ela é mais especifica, isolada, e desigual. Um exemplo claro que o autor nos traz em relação a diferentes tipos de educação, é a resposta que os índios dão para o governo americano. Para que iriam mandar seus jovens aprender a cultura dos brancos, se isto não acrescentaria, na vida da aldeia, e para que o homem da cidade irá aprender a ser “homem” como o índio, pois para ele também não adiantaria nada saber como buscar seu próprio alimento, como se aquecer,como plantar, quando colher, pois na sociedade moderna a qual ele esta habituado a viver, já traz todas as coisas “prontas” que ele acredita ser necessária para seu cotidiano.
O autor ainda cita que na Grécia antiga a educação, que foi nomeada como Paidéia, se iniciou como comunitária, mas com o desenvolvimento da sociedade se tornou específica, onde foram criadas dois tipos de educação, uma para a nobreza e outra