O que e educação ?
Carlos Rodrigues Brandão possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio, especialização em Educação pelo Centro Reginal de Educación Fundamental para La América Latina., mestrado em Antropologia pela UNB, doutorado em Ciências Sociais pela USP, pós-doutorado em Antropologia pela Universidade de Perugia e pós-doutorado em História Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela.
Já lecionou em 12 universidades do Brasil, entre elas UnB, PUC-Rio, UFMG, USP, UNICAMP e PUC/SP. Publicou ou auxiliou mais de setenta e dois livros nas áreas de antropologia, educação, psicologia e geografia agrária. Especialista em educação rural e educação popular. Desenvolveu projetos de pesquisa em áreas como Ruralidades e Educação Rural em Goiás, Educação Ambiental e Biodiversidade, Catolicismo e Sociedade Brasileira, e, também, é pesquisador associado do Programa Educação para a cidadania Planetária.
Entre outros títulos e prêmios, possui o Prêmio Alceu Amoroso Lima - Poesia e Liberdade, Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade. Além disso, é Professor Emérito da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia.
Atualmente desenvolve projetos de pesquisa no Alto Médio São Francisco, Minas Gerais, onde são analisadas questões sociais e culturais das comunidades tradicionais desse local.
Resumo
Inicialmente, Brandão afirma que a educação está presente no dia a dia de todos e que ela se manifesta de variadas formas, por exemplo: em casa, na rua, na igreja.
Para o autor, a visão ocidental de modelo e forma de educação, onde é transmitida por professores e em escolas, não é a única existente, visto que a educação é encontrada em todos os tipos de sociedades – tribais, caçadores, pastores nômades, países desenvolvidos, etc – desse modo, ela faz parte da construção, continuidade e legitimação de cada uma delas, ou seja, ela é encontrada a partir do momento em que uma sociedade repassa o saber comum necessário para a continuidade de