O Que E Comunicac A O
De acordo com Flusser, o homem é um ser artificial. Apesar de relacionar-se de forma “natural” em alguns aspectos (como relação mãe-lactante e relação sexual), a comunicação humana de fato é caracterizada como artificial, ou seja, influenciada por uma série de artifícios.
A comunicação humana é baseada em símbolos organizados em códigos. A partir do momento em que esses códigos são aprendidos, tornam-se como uma segunda natureza, fazendo com que nos esqueçamos de sua artificialidade. Flusser afirma que o objetivo da comunicação está em esquecer a “primeira natureza”, ou seja, aquela em que o homem é um ser completamente solitário condenado à morte. O fato de o homem ter ciência de sua morte faz com se torne incapaz de viver na solidão, por isso, preenche-se de arte, filosofia, ciência, religião.
O autor discute ainda que um fenômeno pode receber explicações ou interpretações, pode ser observado por diferentes perspectivas, não há uma condição única para determinada coisa. “Pode-se humanizar tudo ou naturalizar tudo”. Em seguida aborda a comunicação humana como um fenômeno a ser interpretado.
A comunicação é inatural porque o homem, diferente dos outros animais, se propõe a armazenar as informações adquiridas e transmiti-las através das gerações: "... o acúmulo de informações se manifestará não como um processo estatisticamente improvável, embora possível, mas como um propósito humano". A produção de todos esses códigos é feita de forma intencional pelo homem. Aqui, reitera a comunicação como um preenchimento para o inevitável vazio que acomete a todos os seres humanos.
O fenômeno da comunicação pode ser visto de duas maneiras. Vista sob perspectiva explicativa, poderia ser descrito como um processo cujas motivações podem ser apontadas como um desfecho do acaso. A principal defesa dese ponto de vista é o fato de haver o processo neguentrópico também na natureza. A comunicação seguiria esse mesmo padrão, por gerar um fluxo de informação