O que e cidadania
Departamento de Ciências Exatas e Naturais – DCEN
Disciplina Ética e Cidadania
Resenha do texto
SANTANA, Marcos Silvio de. O que é Cidadania. Disponível em: . Acessado em 14 maio. 2014.
Este é um texto muito rico que aborda o tema cidadania como algo em permanente construção, pois traz em seu todo contexto a história da cidadania associando-a as histórias das lutas pelos direitos humanos e se sempre é referida as conquistas da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiças contra uma maioria desassistida e que não se consegue fazer ouvir, exatamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada.
Porem ainda há de se atentar que Cidadania pressupõe também deveres, ou seja, todo cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos tem de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum e então a tão sonhada.
Em vários discursos é possível perceber o quanto a palavra cidadania é utilizada por corrente de políticos, comunicadores, dirigentes, educadores, sociólogos e uma série de outros agentes que, de alguma maneira, se mostram preocupados com os rumos da sociedade. Em seu texto o Marcos Silvio cita vários autores e entre eles o dizer de Dalmo Dallari: “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando