O Que C Ncer
A palavra câncer tem origem no latim, cujo o significado é caranguejo. Tem esse nome, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo.
São alterações genéticas que danificam o sistema de controle da divisão celular, levando a célula a crescer e se multiplicar sem necessidade. Caso essa tendência de multiplicação incontrolada seja repassada as células filhas, surgirá um clone desta célula, com propensão a se expandir indefinidamente a um tumor. Quando não causa problemas maiores ao organismo é chamado tumor benigno. Alguns tipos de tumor possuem células capazes de migrar e invadir os tecidos vizinhos, podendo atingir por meio da circulação sanguínea e linfática, diversos regiões do corpo onde originam novos tumores chamados de tumor maligno. O câncer é bastante prejudicial ao organismo e pode provocar a morte das células tumorais malignas, se espalham e estabelecem em outras áreas denominadas metástase.
2. Relacione o câncer e a genética.
O relacionamento entre câncer e a genética se dá pela transformação de uma célula normal em célula tumoral, podendo ocorrer diversos tipos de alterações genéticas:
Mutações genéticas;
Perdas e duplicações de cromossomos;
Quebras cromossômicas.
A teoria mais conservadora para a origem do câncer admite que para uma célula se transformar maligna são necessárias de três a vinte mutações, dependendo do tipo do câncer em uma sequência definida. Essas alterações ocorrem em duas classes principais de genes denominados, Genes supressores de tumor e oncogenes. Algumas vezes as pessoas herdam dos pais alterações genéticas, o que as torna mais suscetíveis de desenvolver tumores, pois serão necessárias menos mutações para que se manifestar. Por meio desta razão que certas famílias apresentam maior incidência a certos tipos de câncer.
3. Descreva dois tipos de câncer.
Câncer de Próstata
Possíveis causas e fatores externo:
Exposição a radiações;
Exposição a