O que a universidade nao ensina e o mercado de trabalho exi ge1
1757 palavras
8 páginas
O QUE A UNIVERSIDADE NÃO ENSINA E O MERCADO DE TRABALHO EXIGE.O QUE A UNIVERSIDADE NÃO ENSINA E O MERCADO DE TRABALHO EXIGE.
1 INTRODUÇÃO
A leitura do livro “O que a Universidade não ensina e o mercado de trabalho exige” reflete valores que acreditamos todos os seres humanos deveriam desenvolver não somente para o mercado de trabalho, mais sim para a vida cotidiana, partindo dessa premissa abordamos aqui uma reflexão da leitura do livro fazendo uma ponte com os quatro pilares da educação.
De forma bem simples, os quatro pilares tratam sobre as várias formas de aprendizado que devemos ter em nossas vidas.
O primeiro fala sobre a importância de sabermos como aprender antes de querer aprender um determinado assunto/tarefa, caso contrário o aprendizado deste será inócuo, uma vez que muito provavelmente não haverá aprendizado.
O segundo fala sobre a necessidade não somente de saber “como funciona na teoria”, mas na prática, exercitando, construindo, realizando. O aprender por aprender não parece muito útil, exceto quando ele consegue gerar algum fruto real que nos traga benefícios.
O terceiro fala sobre como precisamos redescobrir nosso convívio social a fim de que aquilo que aprendamos seja útil não somente para nós, mas no meio em que nos inserimos. Desta forma, aprendo as tarefas necessárias para que eu possa ser útil na sociedade em que vivo, fazendo a minha parte para o bem-estar coletivo.
E, por fim, o quarto pilar, o aprender a ser, ou seja, somente após aprendermos a aprender, a fazer e a conviver é que podemos realmente definir nossa identidade em nosso meio, saber quem somos.
A motivação é o que leva alguém a praticar uma ação ou vontade gerada pelo pensamento. Sim, motivação é algo gerado pelo nosso pensamento, e não algo inerente ao ser humano, portanto cabe a cada um, individualmente descobrir e praticar as suas ações. Nossos desejos intrínsecos são comer, descansar estudar e outras várias. Fora isso, tudo o que nos acontece é fruto da força