O que a sociologia cultural
Números: 02, 06, 10, 17 e 19.
3º ano A.
Trabalho de Sociologia
3º Trimestre
Colégio Jesus Maria José
São Paulo, 22 de setembro de 2014.
O que é a sociologia cultural
Os Estudos Culturais nascem a partir dos estudos realizados por Raymond Williams, crítico de literatura britânico, apontado como um dos criadores desta disciplina, e pelo historiador E. P. Thompson, os quais, ao lado de Richard Hoggart, primeiro diretor do Centro de Birmingham, tecem as primeiras reflexões que irão compor o arcabouço deste campo de pesquisas.
Em Cultura e Sociedade, Raymond revela que a esfera cultural – aqui vista como um ponto de vista antropológico - é decisiva tanto para a compreensão literária quanto para os estudos da sociedade. Tanto este pesquisador quanto Thompson partiram de vivências concretas para a construção desta teoria, pois as raízes dos Estudos Culturais têm origem nas aulas que ambos ministravam para trabalhadores no período da noite.
A partir desta experiência, os dois começaram a refletir sobre a prática pedagógica, visando encontrar um meio de vencer os limites de uma educação dirigida, através da qual é comum que os segmentos sociais dominantes imponham seus valores e princípios às classes desprovidas dos meios de produção. Thompson, particularmente, lança a ideia de uma interação mais flexível entre mestres e alunos, pretendendo, assim, libertar-se do âmbito das relações estabelecidas nas salas de aula.
Atualmente os Estudos Culturais, paradoxalmente, se transformaram em disciplinas acadêmicas, e embora, na teoria, continuem almejando a tão sonhada intervenção sócio-política, a desejada libertação dos limites que restringem a disseminação do conhecimento, parecem encontrar as mesmas dificuldades que os outros campos de conhecimento, ou seja, como romper as barreiras burocráticas da Universidade. Alcançado o novo status, esta disciplina dá mostras, agora, de se distanciar das suas propostas