O QUE A ESPINHA B FIDA
O QUE É A ESPINHA BÍFIDA?
Espinha Bífida significa, literalmente, “espinha dividida”. A coluna vertebral é composta de ossos separados, chamados vértebras, que normalmente cobrem e protegem a medula espinhal. Com a espinha bífida, alguns desses ossos não estão completamente formados.
Em vez disso, eles são divididos e a medula espinhal e seus revestimentos podem projetar-se através de uma protuberância como uma bolsa na parte de trás das costas coberta por uma fina camada de pele.
Existem cinco tipos diferentes de Espinha Bífida e os efeitos variam enormemente dependendo do tipo. Os tipos mais comuns são:
Espinha bífida oculta: geralmente uma pequena depressão cutânea, marca de nascimento ou tufo piloso que aparece nas costas na região da espinha.
Meningocele: neste caso, a coluna é dividida, mas a medula espinhal e os nervos não se projetam através desta divisão.
Mielomeningocele: neste caso, os revestimentos e os nervos da medula espinhal se projetam através da divisão, resultando em um certo grau de paralisia e perda da sensibilidade abaixo do nível da lesão. Também podem haver perdas variáveis de controle do intestino e da bexiga.
Os seguintes tipos são menos comuns:
Encefalocele: a divisão ocorre na parte de trás do crânio onde o tecido do cérebro pode projetar-se através desta separação.
Anencefalia: o cérebro não se desenvolve e não é compatível com a vida.
COMO A ESPINHA BÍFIDA É TRATADA?
A cirurgia para reparar a lesão geralmente ocorre alguns dias após o nascimento do bebê. Nesta fase, o bebê será transferido da maternidade para um hospital pediátrico para a realização da cirurgia. Seu bebê será avaliado pela equipe multidisciplinar e a condição dele será discutida com você. O momento da cirurgia dependerá do resultado desta conversa. A cirurgia pode ser chamada de fechamento da bolsa.
Os médicos vão monitorar o desenvolvimento do seu bebê e irão trabalhar em conjunto