O Que Urbaniza O Geografia Pronto
Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades, também pode ser entendido como a expansão de uma cidade. É o processo de tornar uma área urbana e retirar todas as características silvestres e rurais, inserindo características, instalações e infraestrutura de uma cidade (ruas, avenidas, rede de esgoto, rede elétrica, edificações, serviço urbano, etc.). A urbanização é um processo que instaura uma cidade por meio da demanda populacional, comercial e do desenvolvimento tecnológico.
O processo de urbanização deu lugar à origem de grandes cidades, que perderam os limites precisos entre elas. As cidades se encontram contínuas sem espaços de separação. Deste modo se esbateram as fronteiras entre a cidade e o campo.
Este desenvolvimento urbano é acompanhado de crescimento populacional, pois muitas pessoas passam a buscar a infraestrutura das cidades. A urbanização planejada apresenta significativos benefícios para os habitantes.
A urbanização é umas das responsáveis pelo êxodo rural (saída das pessoas do meio rural para as grandes cidades) O atual fenômeno da urbanização no mundo, grande gerador de disparidades sociais, desemprego e favelização, principalmente em países emergentes e subdesenvolvidos. Estes fenômenos estão associados às dificuldades de se imprimir um ritmo de desenvolvimento capaz de assegurar níveis satisfatórios de qualidade de vida para toda a população.
A infraestrutura urbana é composta de vários elementos, como o abastecimento de água, serviços de esgoto, fornecimento de energia elétrica, escolas, hospitais, sistemas viário, policiamento, locais de lazer, etc.
A urbanização modificou os hábitos das pessoas e a estrutura das famílias, no meio rural eram tradicionais as famílias patriarcais onde todas as gerações viviam na mesma casa. No meio urbano, sob impulso do capitalismo, tornou-se comum o individualismo e a busca de privacidade individual ou familiar, sem o comando central nas mãos