O Que Uma Constitui O
Parte inferior do formulário
Parte superior Parte inferior do formulário
Universidade de Montes Claros – Unimontes
Curso: Direito Noturno – 1º Período
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Jurídico
Professora: Dra. Ionete de Magalhães Souza
Acadêmico: Caio Ezequiel Santos Cunha
FICHAMENTO
LASSALLE, Ferdinand. Que é uma Constituição?. São Paulo (SP): Edições e publicações Brasil, 1933.
Que é uma Constituição? do exímio orador Ferdinand Lassalle, nada mais foi que o tema de uma conferencia realizado por ele diante de um agrupamento de cidadãos em Berlin. Ao começar a falar sobre o assunto, cuja importância é colossal, ele esclarece que, embora a palestra tenha um caráter puramente cientifico, todos poderão acompanhar e compreender o que será exposto. Mais à frente ele humildemente lembra:
A verdadeira ciência [...] nada mais é que essa clareza de pensamentos que, sem tirar a suposição de alguma coisa preestabelecida, vai dimanando de si mesma, passo a passo, todas as suas consequências, impondo-se com a força coercitiva da inteligência àquele que acompanha atentamente seu desenvolvimento. (p. 7).
Ele inicia a palestra dizendo que constantemente ouve-se falar da constituição e dos problemas constitucionais e questiona a todos sobre a verdadeira essência de uma constituição. Lassalle ressalta que muitos responderiam o questionamento com conceitos jurídicos ou com os dispositivos da constituição prussiana de 1950, mas que nenhuma dessas conclusões seria capaz de explicar sobre a essência constitucional, pois “[...] limitam-se a descrever exteriormente como se formam as constituições e o que fazem, mas não explica o que é uma constituição.” (p.10).
Na tentativa de desvendar o verdadeiro conceito de uma constituição, ele usa um método que se baseia na comparação de “[...] a coisa cujo conceito não sabemos com o outra semelhante a ela [...]” e assim esforça-se para