O Que Um Microscopio
DAYWISON BRUNO
GABRIEL SINIMBU
KEROLLEN BRENDA
LUIZ PIRES
SANDRA RODRIGUES
TURMA: F 107
MICROSCOPIA
BELÉM
2014
MICROSCÓPIO É um instrumento usado para ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioleta, capazes de enxergar através da luz estruturas pequenas e grandes, impossíveis de visualizar a olho nu, por isso também conhecido como microscópio de luz (utilizando luz ou "fótons").
FUNÇÃO
Ampliar seres abióticos (como cristais de sais, rochas, etc.) e seres bióticos (como células, organismos pequenos como pequenas larvas, pequenos mosquitos), para vê-los mais detalhadamente.
TIPOS DE UM MICROSCÓPIO
Hoje há diversos tipos de microscópios que permitem uma moderna e detalhada compreensão da arquitetura celular básica, entretanto todos têm as suas especificidades e limitações na forma de visualização das imagens celulares.
ESTEREOSCÓPICO: Ou lupas (mas usada em laboratórios, fixadas em eixos), podem ver grãos de areia, rochas, pequenos seres como mosquitos, pequenas larvas, mais detalhadamente.
ÓPTICO: Ajuda-nos a ver melhor seres menores, como células de organismos pluricelulares, protozoários, etc.
ELETRÔNICO: Serve para analisar, observar seres menores que os que os microscópios ópticos não conseguimos "ver", mas o material precisa estar morto e conservado com produtos químico para uma determinada analise.
COLORAÇÃO
Corantes ajudam na identificação e diferenciação de componentes de células e tecidos. Esses componentes tendem a ser transparentes e os corantes dão aos observadores um meio de ver o que é invisível ao olho humano e também com o objetivo de evidenciar diferentes partes na preparação. Os corantes são mais freqüentemente usados em estudos de microbiologia, histologia e citologia. Abaixo estão alguns dos corantes mais usados. A coloração tira partido do fato de os diferentes corantes atuarem de forma desigual sobre as várias zonas celulares. Os corantes ácidos, por exemplo,