O QUE TRABALHA E QUAL OBJETIVO DO SERVIÇO SOCIAL
Quando pensamos no objeto do Serviço Social logo percebemos que requer conhecimento e estudo e reflexões, embasadas teoricamente na direção dos pensamentos dos estudiosos referente ao Serviço Social. A desigualdade da sociedade vem sendo posta como objeto do Serviço Social desde a nova proposta do currículo profissional, marcado com vários debates, contradições e afinidades entre aqueles que discutem o referido tema. Diante desse intuito ou objetivo, é fundamental afirmar que compreendemos o objeto de intervenção do Serviço Social sendo este construído e re-construído, com a intencionalidade da atuação do profissional e a realidade que intervém, devendo este ser desvelado, ou seja, eliminado as impregnações e os fetiches existentes sobre este objeto. Saindo do concreto aparente e indo para o concreto pensado através de aproximações sucessivas o objetivo do serviço social deve ser desmistificado.
É de fundamental importância entender os elementos e as particularidades do serviço social e aprofundar sua base teórica referente a esses elementos. Assim é possível entender o quanto é precário o conhecimento teórico da profissão, ficando aparente o desconhecimento do real espaço de intervenção, diante das contradições que opera o serviço social.
Portanto, pensar o objeto da profissão do serviço social requer cuidado e principalmente coerência ao mercado de trabalho que este profissional está inserido, sem deixar pra traz os princípios éticos e as lutas e defesas assumidas deste profissional, conforme é posto na legislação que permeia a profissão: Projeto Ético Político, Código de ética e Lei que Regulamente a Profissão.
Pensando nisso o assistente social necessita ter uma prática sustentada por uma teoria calcada em certeza, coerências, compromissos e princípios éticos, para que no cotidiano, a pratica profissional não se torne um mero “fazer por fazer”, distanciando assim de uma prática com compromisso ético