O Que Tica
(Texto elaborado pelo professor Adriano Prado para as aulas da disciplina Código de ética do psicólogo e prática profissional)
Ética ou moral, segundo Ferry (2007), é “um conjunto de valores expressos por deveres ou imperativos que nos pedem um mínimo de respeito pelo outro, sem o qual uma vida comum pacificada é impossível.” (FERRY, 2007, p. 165) O autor considera que ética e moral são termos sinônimos, pois ambos significam costumes, isto é, a maneira como um determinado grupo de pessoas vive e estabelece regras de convivência pacífica.
Ao longo dos séculos, a civilização ocidental vem criando e aprimorando os instrumentos indispensáveis para o cumprimento da justiça: a lei e a moral. A primeira é um instrumento formal; a segunda, um instrumento informal para orientar a ação justa. O não cumprimento da lei pode levar a punições previstas, por exemplo, no código penal. Já o descumprimento das regras morais nem sempre resulta em punição, tendo em vista que, em diversas situações do cotidiano, a sociedade é tolerante para com as pequenas transgressões. Nos casos em que as regras morais são ordenadas e registradas, por exemplo, em um código de ética profissional, o não cumprimento de determinados deveres pode acarretar desde uma advertência da entidade de classe até a cassação dos direitos de exercer a profissão.
As regras morais são indispensáveis, pois, na ausência delas, é impossível viver em sociedade. Elas são necessárias, mas não são suficientes para resolver todos os problemas e desafios existenciais. Tais desafios são encontrados nas relações amorosas, nas separações dolorosas, no envelhecimento, na morte, enfim, nas diferentes fontes de sofrimento humano. No romance “Ensaio sobre a cegueira”, do escritor português José Saramago, observa-se como as regras morais são necessárias à boa convivência. A ausência dessas regras – representada pela cegueira dos personagens da referida obra literária – provoca a guerra de todos contra todos, e