O QUE SÃO TINTAS ECOLOGICAS
São tintas formuladas com matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos ou insumos derivados de petróleo. Existem normais internacionais para pinturas ecológicas que determinam, por exemplo, que a quantidade de compostos orgânicos voláteis (COVs), que são substâncias derivadas do petróleo, não exceda 0,1% do volume total. As tintas ecológicas podem ser de três tipos: minerais, vegetais e com insumos animais (como a caseína, que é um ligante extraído do leite da vaca). Para ser classificada como ecológica, a tinta deve ter eu ciclo de vida avaliado, incluindo dispêndio energético, uso, consumo de água, efluentes gerados, embalagens, descarte e reciclagem de materiais e insumos. A quantidade de solventes e produtos de limpeza que se gastam dentro da fábrica para limpar os próprios recipientes em que se produzem as tintas é levado em conta para se certificar uma tinta como ecológica. E, a rigor, hoje se sabe que só existe um solvente de tipo ecológico: a água.
Histórico
O termo tinta natural não existia pois toda tinta vinha da manipulação de elementos naturais. Por volta de 1856 foi descoberto o 1º corante sintético. Mas só na metade do século que surgiu a 1ª tinta acrílica. A partir da 1ª grande guerra, os materiais mudaram radicalmente e com o boom da reconstrução da 2ª guerra e com vontade de aproveitar os insumos químicos da guerra, começou-se a produzir tintas sintéticas em larga escala. Primeiramente de óleos e látex, depois de derivados do petróleo, elas eram cada vez mais baratas e de fácil aplicação. A 1ª tinta ecológica surgiu em 1970 com o alemão Hermann Fisher.
Tipos de tintas ecológicas:
As tintas ecológicas podem ser de três tipos: minerais, vegetais e com insumos animais (como a caseína, que é um ligante extraído do leite da vaca). Para ser classificada como ecológica, a tinta deve ter seu ciclo de vida avaliado, incluindo dispêndio energético, uso, consumo de água, efluentes gerados,