O que são citações
São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra consultada; e de textos em que o autor do trabalho não tem acesso ao original. 2. Quais os tipos de citações?
Citação direta: É a transcrição literal de um texto ou parte de um texto de um documento consultado. Nesse caso, é obrigatório colocar o número da página consultada. As citações diretas podem ser curtas (até três linhas) ou longas (mais de três linhas).
Citação curta: (até três linhas) Deve ser inserida no parágrafo, entre aspas duplas. No caso de parte da citação estar entre aspas no texto original, deve-se utilizar aspas simples (apóstrofo) neste trecho, pois se trata de citações ou conceitos de outros autores.
Citação longa: (+ de 3 linhas) Deve ser apresentada destacada do texto, deixando-se um espaço para iniciar a transcrição da citação. A citação deve estar recuada 4 cm da margem esquerda, em fonte similar a do texto, mas com tamanho menor e espacejamento simples entre linhas. Para recomeçar o texto normal, deixa-se outro espaço em branco.
Citação indireta: É a transcrição livre do texto, ou seja, usa-se a idéia do autor sem utilizar as mesmas palavras da fonte original. Neste tipo de citação, as aspas não são utilizadas, mas mesmo assim deve-se citar a fonte, com sobrenome do(s) autor(es) e data da publicação. Não é obrigatório colocar o número da página da qual foram extraídas as idéias, mas se o autor o faz deve repetir o procedimento em todas as citações.
Citação de citação: É a transcrição de um trecho de um documento do qual se teve conhecimento por meio de uma segunda fonte, sem ter acesso ao original. Geralmente ocorre nos casos de edições esgotadas de livros antigos, cujo acesso é difícil. Ao realizar este tipo de citação, deve-se certificar que a interpretação e as conseqüentes afirmações feitas pela fonte secundária