O que significa humanizar o ser humano pela educação. Exemplifique como se dá a desumanização nas sociedades de classe.
O educar regrado tem perdido seu lugar. A ética, o bom relacionamento, a delicadeza, o carinho, o companheirismo, o amor ao próximo e até a capacidade de civilização são papeis de uma boa educação que nos tempos atuais são desprezados no ambiente familiar.
As diferenças na forma de educar, a desvalorização do ser, a privação do ensino de qualidade, e a falta de estrutura familiar, que podemos pegar como exemplo, um lar humilde com falta recursos básico como alimentação, pais em constantes brigas, alguns violentos, mães que não incentivam seus filhos a frequentar a escola e até coisas básicas com higiene pessoal, são fatores que desanimam a criança, tornando- os adultos com problemas de autoestima e convivência são provas preocupantes da desumanização na sociedade.
O homem é um ser vivo em constante movimento, com necessidades, cheio de identidades, medos, duvidas e culturas que lhe agregam.
A educação para humanizar deve pensar e agir com princípios éticos responsáveis, com determinações políticas interventivas, criatividade e paciência. A valorização do saber de uma criança é fundamental, em um tempo em que todos carregam uma carga de conhecimento e experiências enormes, com o avanço da internet e mesmo os problemas vistos em casa, tornam as crianças grandes conhecedoras, mas contidas. Brincadeiras, alimentação de qualidade, desenvolvimento cultural, esporte e o envolvimento da família devem ser ações diárias nas escolas, no trabalho pedagógico, reforçar princípios de igualdade, amor, companheirismo, reciprocidade, e solidariedade, é essencial para a luta de um mundo mais justo, digno e humano. A escola tem que ser um ambiente feliz, que supra todas as necessidades da criança, com valorização de seus potenciais, para que os desprezos da vida não tomem força e assim a mudança do futuro aconteça agora.