O que sabemos e não sabemos sobre o universo
Aluno:_KELLY CARVALHO SOUZA___________________________
Tutor:______________________________________________Turma:_________
Módulo: 9 Data de Entrega:_15/_08/_12__
Conferência: O que sabemos e o que não sabemos sobre o Universo
Conferencista: Marcelo Gleiser
Carga horária validada: 10_horas.
O ensino de Ciências tem se tornado mais acessível ao público em geral e mais presente na própria escola, o que tem propiciado esta "populariza ção"? Comente. ____ A partir do relato_de Elias Gleiser na conferência sobre o que sabemos e não sabemos sobre o universo, fica fácil mencionar sobre a popularização do ensino de ciências, já que basta olharmos ao nosso redor para percebermos que vivemos em uma sociedade completamente dominada pelas ciências, por exemplo, nos remédios, nos alimentos transgênicos, no ambiente poluído, nos computadores. Há ainda a energia nuclear, a engenharia genética, a clonagem, as células-tronco. Sem um conhecimento básico de ciência, a pessoa não pertence ao mundo moderno.
Acredito que esta popularização da ciência deve ser aproveitada pelo professor de “hoje” para que desperte no aluno o interesse em saber o porquê de tudo, incentivando os alunos a colocarem a mão na massa, transformando a curiosidade em algo produtivo. É por meio das experiências que eles se tornam agentes da descoberta e viram cientistas. Na adolescência, contudo, ocorrem mudanças metabólicas que desviam o olhar da garotada. Os estudantes prestam mais atenção no outro sexo, e o interesse pela ciência cai vertiginosamente. A escola só consegue manter o desejo de aprender se fizer com que a ciência continue relacionada à vida deles.
O professor deve envolver as aulas da ciências no dia-a-dia dos alunos, falando de problemas da vida atual e como a ciência está ligada a eles, pode também despertar no aluno esse interesse a partir das transformações e dos mistérios que ocorrem na natureza, mostrar que a ciência é uma das