O Que Psicoterapia Estrat Gica
Segundo J. Haley, psicoterapia estratégica é qualquer tipo de terapia na qual todos os acontecimentos durante o processo terapeutico é iniciado pelo terapeuta, onde cada caso clínico é tratado por uma estrutura específica de modo a resolver cada complicação em questão. Essa metodologia possui um conjunto de estratégias com o objetivo de resolver os problemas, se ao longo da terapia esses problemas não forem resolvidos, cabe ao terapeuta reconsiderar uma outra estratégia para dessa forma trazer uma solução aos conflitos. Porém o mar de informações sobre psicoterapia tornou-se um problema para os estagiários, muitos não sabiam o que fazer com a quantidade de informação ou como aplicar essas estratégias. Por este motivo foram utilizados cinco referenciais clínicos de um ponto de vista epistemológico no qual os supervisores ensinavam aos estagiários, dando-lhes assim uma orientação a ser seguida. Estes referenciais clínicos foram chamados de Referenciais Clínicos e Epistemológicos, que serviu de apoio didático para a abordagem dessas metodologias.
O referenciais clínicos serve como orientação sobre o diagnóstico e prognóstico. O diagnóstico colherá os dados da anamnese e indicará a melhor estratégia a ser usada para a solução do caso. O prognóstico é o conhecimento do terapeuta sobre o caso clínico, eloborando uma estratégia que chegue a solução do problema.
Os 5 referenciais são:
. Estado Atual – Estado Desejado : No qual o estado atual do paciente é o caso clínico e o estado desejado é a solução.
. Os cinco níveis lógicos: Constitui-se no mapeamento de dados colhidos na anamnese e organizar estratégias a serem usadas. Conceitos de identidade, crença, estratégia, comportamento e ambiente.
. SCORE: O autor é R. Dilts e o referencial chama-se SCORE porque cada letra indica o que se trata. S de sintomas, C de causas, O de objetivos, R de recursos e E de efeitos da terapia.
. Terapia de Crise, de A Moffatt: Este referencial