O Que Psicologia
Psicologia é a ciência que procura compreender o homem e seu comportamento, para facilitar sua convivência consigo próprio e com o outro. Pretende fornecer subsídios para que se saiba lidar consigo mesmo e as experiências da vida, no seu sentido mais amplo.
Na nossa vida cotidiana, convivemos com o termo psicologia, muitas vezes sem nos darmos conta de seu real significado.
O conhecimento que adquirimos ao longo de nosso desenvolvimento, a visão que temos de nossa realidade, é chamado de senso comum. Ele nos permite intuir espontaneamente, em diferentes situações, o modo como devemos agir no nosso dia-a-dia.
Esse conhecimento é passado de geração em geração pelos nossos familiares. É a família que nos ensina os hábitos, o modo de nos comportarmos, como atravessar uma rua, seduzir alguém, saber se algo é quente ou frio, fazer os aparelhos elétricos funcionarem, etc.
Mais tarde, com nosso ingresso na escola, é que aprendemos técnica e cientificamente como as coisas funcionam e suas origens.
É comum, por exemplo, nos expressarmos da seguinte maneira: “este menino é um deficiente mental”, “aquela mulher é uma histérica”, “aquele homem é inibido”, “minha irmã é uma neurótica”, “Freud explica”...
Poderíamos citar várias outras idéias a respeito do comportamento das pessoas que somente a psicologia científica é capaz de explicar, mas das quais o senso comum vai se apropriando.
Objetos de Estudos da Psicologia
A Psicologia é a ciência que estuda nossas atitudes, nossos valores, nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas ações, tanto de forma individual quanto grupal, através de nossas intra e inter-relações com o mundo que nos cerca.
A Psicologia estuda o homem desde o nascimento até a idade adulta, buscando os princípios que expliquem suas características no campo mental, comportamental e emocional.
Existem várias especializações na Psicologia, como aPsicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Psicologia da Personalidade, entre outras,