O que precisa
-A sociedade maia tinha uma organização bastante diferente dos demais impérios consolidados ao longo do continente americano.
-Organizando-se de forma descentralizada, os maias dividiam o poder político entre diversas cidades-estados.
-Em cada uma delas, um chefe, chamado de halach vinic, governava a região em nome de uma divindade específica. Seu poder era repassado hereditariamente e os principias cargos administrativos eram por ele delegados.
Política
-Organização política social Extremamente hierarquizada
- A sociedade maia contava em cada cidade-estado com uma autoridade máxima de caráter hereditário.
-Halach-uinic ou "homem de verdade", que era assim o nome do líder do conselho de notáveis, composto pelos principais chefes e sacerdotes.
- O halach-uinic designava os chefes de cada aldeia (bataboob), que desempenhavam funções civis, militares e religiosas.
-O chefe supremo era assessorado por um conselho entregado pelos ahcuchcabado;
-Os chefes das aldeias eram os leotaboob,
-O chefe militar era o "el nacom", unica altoridade eleita, por um príodo de 3 anos;
-O grupo sacerdotal era, em realidade, de maior poder, pois além da autoridade religiosa tinha em suas mãos todo o conhecimento científico, que eram o fundamento da vida da comunidade;
-Os sacerdotes menores eram el ahkin, com várias funções, como pronunciar discursos baseados nos códices o chilan, taumoturgo e profita: o nacom sacrificar, o ahmén hechiciro e curandeiro.
Economia
-A base econômica dos maias era a agricultura.
-Como unidade de troca utilizava sementes de cacau e sinetas de cobre.
- Material que empregavam também para trabalhos ornamentais, ao lado do ouro, da prata, do jade, das conchas do mar e das plumas coloridas.
-Entretanto, desconheciam as ferramentas metálicas.
Religião dos Maias
-Os maias Eram influenciados pela tradição cultural dos povos Otimecas, difundiram uma concepção de um mundo onde a contagem cíclica do tempo era fundamental.
-A