O que pode uma política pública ou o tema do poder
Além disso, o próprio conceito de “democracia” sofreu mudanças ao longo do século passado. Antes vista como o simples direito de votar e ser votado, a democracia passou a incluir também as ideias de participação e de conquista de direitos. “A política pública deixa de ser uma simples intervenção do Estado e passa a ser uma nova forma de exercício do poder em uma sociedade democrática. As políticas públicas são fruto da democratização da sociedade moderna, na qual os cidadãos, instituições, organizações sociais, movimentos sociais e organizações não-governamentais participam mais”, diz Di Giovanni.
A Psicologia e as políticas públicas Por muitas décadas, a Psicologia teve uma atuação política voltada não ao coletivo, mas a interesses de determinados grupos sociais. Como resultado, a maior parte dos psicólogos via sua prática como individual, não coletiva, o que gerava patologização de questões que são, na verdade, sociais. Nos últimos anos, essa visão vem sofrendo mudança e, apesar de muitos profissionais continuarem com práticas privatizantes, a Psicologia já vem se inserindo nas políticas públicas com importantes contribuições.
“Tradicionalmente, a presença do psicólogo não era reconhecida enquanto uma prática de intervenção efetiva, propositiva e conectada