O Que língua
Não existe uma resposta simples assim como parece. (...) “Pois é muito difícil dispormos de uma teoria capaz de dar conta de toda essa complexidade". Isto se deve também pelo fato de que as práticas de linguagem apresentam suas singularidades e que a possibilidade de ter uma “teoria unificada” ou uma super teoria, algo máximo que resolvesse todo o questionamento, é praticamente descartada.
Qual a relação entre língua, linguagem e sociedade?
Elas são as ligas com as quais as relações sociais são constituídas, são sustentadas e ensopadas de sentido.
Há vínculos necessários entre língua pensamento e cultura?
Defende uma forte inter-relação entre as três realidades. Sustenta uma compreensão de cultura e pensamento como fundamentalmente uma realidade de linguagem.
Que é linguística?
Grosso modo, citamos uma definição de manual. A linguística é a ciência que tem como objeto a linguagem verbal ou as línguas naturais. Mas para sair do manual talvez fosse bom pensar que o termo linguística tem uma designação ampla e uma designação estrita. Ampla: Linguística seria, então, o conjunto de atividades científicas que os que se designam linguistas desenvolvem no contexto universitário, “estudos linguísticos”. Estrita: Nesse sentido, o termo linguística estaria abrangendo com certeza as teorias fonológicas e sintáticas, e talvez também as teorias semânticas e aquelas que nós chamamos de semântico-pragmáticas.
A linguística é ciência?
A dificuldade de dar precisão a essa discussão advém certamente das diferentes concepções do que é fazer ciência; mais ainda, de que tipo de ciência nós fazemos. Nós que nos denominamos linguistas acreditamos que efetivamente fazemos ciência.
Para que serve a linguística?
...Eu prefiro assumir a velha afirmação de que o trabalho científico tem utilidade em si mesmo, que é, a geração de conhecimentos. E aí o que nós socialmente fazemos com esses conhecimentos é um problema, evidentemente; que transcende a atividade científica em