O que fazer contra o cyberbullying
Com o avanço da tecnologia e o fácil acesso de todos à internet, o bullying ganha uma nova faceta: o cyberbullying.
O cyberbullying surge da idéia de publicar e divulgar através das redes sociais apelidos depreciativos que ridicularizam alguém através de palavras ou imagens.
A exposição é maior do que o bullying praticado pessoalmente, pois a informação é vista por muitas pessoas e o problema atormenta a vítima mesmo quando ela está em casa. Uma vez que o conteúdo está na rede, não há mais controle sobre ele. Mesmo se quem escreveu apagar o que compartilhou, outros podem ter passado adiante.
A agressão é virtual, mas as consequências são reais e impactam a vida do aluno, afetando seu rendimento escolar, fazendo com que se sinta humilhado, levando muitos à depressão e até, em casos mais extremos, ao suicídio.
O foco principal para combater o cyberbullying deve ser a prevenção. É muito importante levar os jovens a refletirem sobre o assunto, orientando sobre como se proteger e usar a internet de maneira responsável, evitando a publicação de materiais, vídeos ou fotos que o exponha e que futuramente poderão ser usados contra ele.
Deve haver constantes discussões sobre este tema específico e os perigos da internet, e também sobre as consequências de compartilhar conteúdos negativos em relação a alguém.
O cyberbullying também é crime e quem comete pode ter de pagar multa podendo em alguns casos, levar à prisão.
Devemos levar o cyberbullying a sério, ele não deve ser considerado somente uma brincadeira entre colegas, se alguém se sente ferido ou magoado, isso tem de