O que faz um técnico de segurança
"Aquele que verifica as condições de trabalho de uma empresa, identificando fatores de risco e propondo sua solução" Fonte: Dicionário Michaelis
É ele quem estuda o ambiente dos funcionários de uma empresa para ver se as normas trabalhistas estão sendo cumpridas, tanto em questões como higiene e alimentação, quanto em fatores que expõem a vida do empregado. O técnico, com isso contribui para que muitos acidentes sejam evitados, trazendo maior qualidade de trabalho a toda empresa.
O técnico em segurança do trabalho é muito importante na implementação dos programas de prevenção de acidentes.
Ele ajuda no desenvolvimento dos programas e mais ativamente na implementação destes programas a área de trabalho.
A grande dificuldade é você incluir na cabeça dos funcionários que a segurança é responsabilidade deles, que é a vida deles e a gente está ali para orientar, para mostrar para ele qual e como é o caminho certo e o que ele tem que fazer para chegar de manhã na obra, sair inteiro e poder voltar pra casa.
A profissão é regulamentada e todo profissional precisa ter registro no ministério do trabalho. Por isso fazer um curso técnico é obrigatório. O curso para formação de um técnico tem a duração média de 2 anos.
Digo que além de especialista em generalidades, o técnico em segurnça no trabalho é também o anjo da guarda, o anjo protetor que cuida da integridade física dos trabalhadores que estão sob sua responsabilidade.
Além disso, o TST tem que ter as seguintes qualidades: deve ser um profissional dinâmico, ético, rápido, estar pronto a se adaptar a novas situações, capacidade de análise, ser atento a detalhes, desejo por resolver pequenos problemas,ser paciente, ter capacidade de lidar com pessoas menos instruídas, etc... na verdade, o técnico tem que mostrar que as ações planejadas somente irão gerar benefícios. Principais atividades de um técnico de segurança do trabalho
Entre as atividades diárias