O que engenharia de produção
ENTRADA DE PACIENTES – PRONTO SOCORRO
Introdução
Introdução
No contexto hospitalar, em especial nos Serviços Hospitalares de Emergência (SHE), a elevada demanda de pacientes que procuram por atendimento afeta diretamente a qualidade dos serviços prestados porque as abordagens dos profissionais se tornam focadas segundo a ordem de chegada do cliente e não de acordo com o seu grau de necessidade. Fatos como esse, revelam a necessidade de aprofundar questões que emergem a respeito do acesso pelos usuários a esses serviços.
No Brasil, não diferente do contexto mundial, a crescente procura por atendimento em SHE demanda altas tecnologias e cuidados médicos e de enfermagem cada vez mais complexos e onerosos. Demandas dessa natureza consistem em desafios a serem transpostos pelos gestores e trabalhadores que primam pela qualidade da assistência, pois devem adequar, cotidianamente, a estrutura e a forma de atendimento de cada serviço.
No Estado de São Paulo, diferentemente de outros estados brasileiros, o atendimento de alta complexidade tem garantido a resolutividade de muitos casos por meio da rede estadual hospitalar, a qual consiste em um interligado de hospitais, dentro de um estado específico, que fornecem ações e serviços de prevenção e restabelecimento da saúde visando promover a integralidade na assistência ao usuário, usando se o fluxograma que já vem trazendo resultados.
No período inicial da implantação, em razão do desconhecimento de como o sistema funcionava, a população reagiu com certa indignação e, por se sentir desprestigiada, reclamava ao Serviço de Ouvidoria do hospital. No entanto, após seis meses da implantação, já era possível observar que o sistema ,passara a ser mais bem aceito porque as Fichas de Avaliações dos usuários e as conversas informais entre os diversos profissionais que atuavam no setor revelavam esse dado.
Além disso, outros indícios comprovam que houve melhora