O Que Direito
Porque é tão difícil definir o direito? : o direito é observado por diversas óticas deste modo não e possível defini-lo de somente uma forma. Cada ciência jurídica analisa um direito de um ponto de vista especifico.
- Direito como norma: São regras e princípios Direito positivo: É o conjunto de normas estabelecidas pelo poder politico que assim impõe e regulam a vida social de um dado por e uma determinada época.
Direito natural: Não é escrito não e criado pela sociedade nem e formulado pelo estado
Direito objetivo: É o conjunto de normas que regem o comportamento humano, prescrevendo uma sanção em caso de sua violação. É a regra social obrigatória imposta a todos.
- Direito como faculdade: poder de uma pessoa individual ou coletiva em relação a determinado objeto.
Direito subjetivo: É o poder que tem o homem de exigir garantias para a realização de seus interesses quando estes conformam com o interesse social.
- Direito como fato social: Mede onde o direito se aplica na sociedade. É estudado pela sociologia do direito
- Direito como justo: É considerado eterno universal e imutável. A disciplina jurídica que se ocupa desse tema e o jusnaturismo. “Justiça é a vontade constante e perpetua de dar a cada um o que é seu”
O justo seria algo com princípios corretos, princípios que não deveríamos infringir. Um bom exemplo e que no Brasil não é justo tirar a vida de alguém, não há pena de morte.
- Direito como ciência: Seria jurisprudência (doutrina).
ZETETICO E DOGMATICO
O enfoque zetético é o questionamento de uma ideia frágil, mas questiona algo que é considerável comprovável e momentaneamente não e questionado.
O enfoque dogmático revela o ato de opinar e ressalva algumas das