O que crian a
A definição para criança, segundo a Unicef é: Criança é todo ser humano menor de 18 anos, exceto se a lei nacional confere a maioridade mais cedo.
Para o filósofo alemão Nietzsche a definição de criança é um ser de pura espontaneidade, liberdade, é inocência. Ser criança é não guardar mágoa, é viver o momento são seres extraordinários, que sempre falam a verdade.
A criança é um ser tão importante na sociedade que tem seus direitos assegurados por leis e convenções que fazem com que seus direito sejam uma realidade.
Resumindo de uma maneira geral os direitos das crianças são os seguintes:
Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.
Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica.
Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
Todas as crianças têm direito a uma nacionalidade.
Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe.
As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.
Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
Todas as crianças têm direito à educação.
Todas as crianças tem direito de não serem violentadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós, parentes, ou até a sociedade.
Todos esses direitos são essenciais para as crianças, mas vamos dar ênfase ao direito a educação, segundo a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS – UNICEF
“ A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social