O que 'e ciencia
Em muitos casos a "ciência" tem o significado mais especifico de conhecimento científico. Este é o sentindo em que pensamos ao qualificarmos de ciência a sociologia, a química ou a lingüística. De passagem, deve-se dizer que o conhecimento científico deve ter alguma relevância para a cultura e a sociedade.
Assim embora existam métodos para jogar xadrez ou fazer bolsos, o conhecimento dessas atividades não é considerado cientifico.
A ciência, considerada como conhecimento, tem forte relação com método e técnicas de descoberta, e com fatores sociais e psicólogos, ou seja, neste caso, estuda-se aqui que a ciência está mais relacionada com os aspectos externos do que internos.
O livro formado por oito capítulos aborda desde o conhecimento científico à vida profissional do autor. Em seu primeiro destaque o autor nos mostra fatos do mundo real, fatos que podemos ver, ouvir, ou então, pelo menos, perceber indiretamente através de aparelhos. Nos fez entender que um copo é um objeto visível, uma força é algo que pode ser "sentido" e de que a presença do calor é detectável pelos nossos sentidos, ou através de aparelhos.
No entanto, relata que nem todos os fatos pertencem ao mundo físico, químico ou biólogo. Cita como exemplo a psicologia que é uma ciência cujos campos de trabalho são a mente, o inconsciente, os conflitos humanos etc., e a sociologia que estuda os grupos, a família, as populações, os estados, as relações de poder e o conceito de conflito. Na verdade, o autor faz um apanhado de informações sobre as ciências e sua importância social.
Destaca também as atuações, importâncias e conceitos sobre as ciências. Ainda dentro desse aspecto a história é citada como sendo uma ciência humana. O autor da ênfase a