O publico e o privado
COODENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE
Modalidade a Distância
João Rubens Urbano Pinheiro
O público e o privado na gestão pública
Professor responsável:
Francisco Bayardo Mayorquim Horta Barbosa.
Costa Rica - MS Abril de 2013
Administração publica é um conjunto de órgão de serviços e agentes do estado.
Bem como as demais pessoas coletivas publica que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas como, por exemplo, a segurança, cultura a saúde tem com objetivo o bem estar da população.
A administração publica pode ser direta, quando composta pelos entes federados (união, estado, municípios e DF), ou indireta, quando composta por entidades autárquicas, fundacionais e para estatais.
Segundo Maria Zanella Di Pietro o conceito de administração publica divide-se em dois sentidos o sentido objetivo e o sentido subjetivo.
Em um sentido objetivo, material ou funcional, a administração publica pode ser definida como atividade concreta e imediata que o estado desenvolve.
Em um sentido subjetivo, formal e orgânico pode-se definir administração publica como sendo o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a leis atribui o exercício da função administrativa do estado.
A administração publica, pode ser também classifica com direta e indireta. A direta é aquela que é composta por órgãos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal. São os próprios organismos dirigentes, seus ministérios, suas secretarias. A administração indireta é aquela composta por entidades com personalidade jurídica própria que foram criadas para realizar atividades de governo de forma descentralizada, são exemplo as autarquias, fundações empresas publica e sociedade de economia mista.
O administrador publico ou gestor publico tem como função administrar de forma ética técnica e transparente as coisas publicas como por exemplo, postos de saúde