O psicólogo no Brasil: notas sobre o processo de profissionalização
“O psicólogo no Brasil: notas sobre o processo de profissionalização”
1º período de Psicologia (noturno)
Larissa Ferreira
Leticia Santana
Nara Camilo
Nayara Batista
Fazer uma síntese histórica levando os principais fatos de cada período
Período de profissionalização
O período de profissionalização da psicologia iniciou-se com a contribuição de dois campos a medicina e a educação. Começou em 1890 quando a disciplina foi incluída nos currículos de escolas normais, o que foi muito importante pois deu inicio a institucionalização da psicologia.
Em 1906 foi criado no Brasil o primeiro laboratório de psicologia experimental, chamado pedagogium. Logo após a pedagogia utilizou a psicologia para adquirir status cientifico. Materializou na medicina em 1923 com a criação de um laboratório de psicologia experimental, em 1932 ele transformou-se no instituto de psicologia, que foi fechado em menos de um ano, mas logo em 1937 foi reaberto e incorporado à universidade Brasil. O laboratório da colônia foi importante porque permitiu o desenvolvimento da ciência e praticas psicológica.
Mas infelizmente, apesar de tudo que já havia acontecido para a profissionalização, a psicologia ainda era submetida a outra profissão.
Entre 1890 e 1975 ocorreram vários fatos que ajudaram na profissionalização, uns mais vinculados à formação, outros ao estabelecimento de limites para o exercício das atividades do mercado. Durante esse período a disciplina de psicologia tornou-se obrigatória em vários cursos. Mas em 1988 a Psicologia passa a ter um desenvolvimento autônomo desvinculado da utilização medica e independente da aplicação escolar.
Pela primeira vez no Brasil segundo a lei 9092 institucionalizou a formação do profissional do psicólogo.
No final da década de 50 a psicologia chega como uma profissão detentora, de uma formação