O psicologo nas organizações
Kelvin, Thamara e Angelica.
Prof. Jeiza Benevenuti
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração em Comércio Exterior – (CEX 25) – Psicologia Organizacional
15/04/2013
RESUMO
Este estudo pretende identificar a forma como os Psicólogos atuais frente aos valores de uma organização. Observou-se que a atuação do Psicólogo Organizacional visa solucionar problemas diversos na empresa. É evidenciado um conflito entre objetivo da empresa (a produção) e o foco de trabalho do psicólogo (a humanização). Percebe-se a necessidade de uma conquista de espaço deste profissional no ambiente de trabalho, delimitando o que é específico de sua área, para assim, contribuir efetivamente para o crescimento global das organizações.
Palavras-chave: Organizações, Valores empresariais, Psicologia Organizacional.
1 INTRODUÇÃO
A empresa, desde a sua origem, prioriza a produção e o lucro. A psicologia, por sua é uma ciência humana, que tem como objetivo principal o bem-estar e a saúde mental do ser humano. O objetivo deste trabalho é explicar que o psicólogo organizacional, para melhor desenvolvimento do seu trabalho, deve unir esses dois lados: a objetividade empresarial e a subjetividade do trabalhador. Tal união costuma ser bastante complexa. Manejar um atendimento de qualidade aos funcionários, ao mesmo tempo em que se deve priorizar a obtenção de maior produção com menores gastos, nem sempre são atuações simultâneas. Muitas vezes, estes princípios, podem ser contraditórios e divergentes exigindo um trabalho minucioso do psicólogo para que nenhum dos lados seja prejudicado.
Para discutirmos a atuação do psicólogo no âmbito empresarial, é importante considerar a interdisciplinaridade, que vem sendo difundida e trabalhada nas organizações como uma tendência inovadora e humanizada, tornando-se uma demanda cada vez mais visível no trabalho. A psicologia pretende, então, trazer um novo olhar para